Foi uma necessidade absoluta para que os valores pelos quais sempre me guiei pudessem ser preservados. A prática clínica movida por interesses económicos ou mesmo por comodidade não me permitia estar em consciência e presente.
E assim, na sequência de ter iniciado uma Pós-graduação em Acupunctura Veterinária onde pude aprender sobre o Taoísmo e obter as respostas que necessitava, ficou clara a visão do que a ZENVET seria.
A Acupunctura que hoje já faz parte do ato médico veterinário foi durante anos rejeitada por colegas, criticada e marginalizada.
O trabalho baseado em transparência e as evidências demonstradas com consistência, serviram e muito para mudar a mentalidade da classe.
A ZENVET segue num percurso pioneiro por ter uma atitude inquisitivo. Por querer mais e melhor para os seus pacientes e respostas.
Não existem barreiras à aprendizagem. O conhecimento é soberano. E a experiência adquirida permite decisões clínicas acertadas e com sucesso.
As terapêuticas foram sendo adicionadas ao leque de serviços à medida que o seu estudo as mostrou relevantes e seguras.
Não são seguidas trends mas ciência e medicina baseada em evidência.
Ao longo de 19 anos a consistência na forma de atuar levou à sistematização de estratégias de diagnóstico e visões terapêuticas claras. É hoje o Método Dra Someia Umarji, leccionado no primeiro e inédito Curso de Medicina Veterinária Integrativa, a médicos veterinários.
As formações organizadas pela ZENVET iniciaram em 2015 com o intuito de formar a equipa e de partilhar com colegas interessados nos temas das formações, a possibilidade de aprenderem.
Os temas têm sempre em vista as terapêuticas com melhores resultados e as patologias mais desafiantes.
Atualmente a ZENVET já formou centenas de médicos veterinários em diversos cursos no âmbito da Acupunctura, Ozonoterapia, Nutrição, Fitoterapia e este ano decorre o Curso de Medicina Veterinária Integrativa, pioneiro e inédito.
Ao longo dos anos muitos colegas que fazem formações têm dificuldade em incorporar na sua prática clínica as terapêuticas que aprendem. Ou seja, a integração é um processo que pode ser complicado. Em parte porque não é leccionado nas Faculdades de Medicina Veterinária e por outro lado porque existe ainda a ideia de que só se integram tratamentos convencionais com os alternativos ou complementares.
A capacidade de Integrar desde o Diagnóstico ao Tratamento não existe e é por isso que vivemos um dilema a que me refiro como “8 ou 80” e passo a explicar.
Seja na Medicina Convencional seja na Medicina “Integrativa” os profissionais tendem ao extremismo.
Se procurar uma Medicina Integrativa atualmente o que encontra é ainda uma Medicina Convencional que integra tratamentos das medicinas complementares ou alternativas. Ou encontra uma medicina alternativa e complementar em que nada da medicina convencional está presente.
É esse o paradigma que espero contribuir para mudar com o Método Dra Someia Umarji.
Entendermos que, existe um caminho do meio. Que ele não compromete os princípios de nenhuma das visões, apenas as complementa.
Podem saber tudo sobre a ZENVET como cursos, especialidades, aqui:
© 2023 Someia Umarji. Design by GREEK Marketing Digital